Projetos de Pesquisa

 

Projeto DESNAVAMAZ (FINEP) - DESenvolvimento de técnicas de construção NAVal para a AMAZônia: Avaliação das tecnologias empregadas na construção naval regional e as características das principais embarcações utilizadas (na jurisdição da Capitania dos Portos dos estados Pará e Amapá), visando a determinação de técnicas que permitam o uso seguro de materiais envolvidos no processo e a elaboração de um banco de dados. Neste contexto, buscar-se-á interação continuada com construtores, armadores, poder público e outras instituições de pesquisa, de maneira a garantir a adequação dos resultados à real necessidade dos atores do sistema e a transferência dos conhecimentos obtidos.

Coordenação: Prof. Hito Braga de Moraes

Projeto AVIRE - Ação de Vistoria de Isenção de Risco de Escalpelamento: Verificação do cumprimento da Lei 11.970 de 06/07/2009 (que alterou a Lei 9.537 de 11/12/1997), nas embarcações de pequeno porte desenvolvendo as seguintes atividades de capacitação de alunos para vistorias nas embarcações e para gestão do AVIRE, capacitação de pessoas leigas em localidades fora de Belém para as mesmas vistorias, buscar reconhecimento do Atestado de Vistoria de Isenção de Risco de Escalpelamento-AVIRE como documento oficial (SELO) necessário para regularização da embarcação junto a Autoridade Marítima, promover consolidação de conhecimentos técnicos dos alunos numa atividade prática e montagem de cadastro técnico das embarcações.

Coordenação: Prof. Kao Yung Ho

Projeto ASFLU (CONAB) Auto Serviço FLUvial: Elaboração de estudos técnicos e serviços especializados de engenharia naval para desenvolvimento de projetos preliminares e básicos de 2 modelos de embarcações para operar como unidades móveis de transporte e armazenamento de produtos oriundos do extrativismo da região amazônica, na rota de águas interiores dos rios Solimões-Amazonas e seus afluentes.

Coordenação: Prof. Roberto Serra Pacha

Projeto CCENA (FINEP) O Centro de Certificação em Engenharia Naval da Amazônia, estará equipado para certificar importantes requisitos de segurança das embarcações fluviais: verificação da estabilidade estática, potência mínima requerida e eficiência hidrodinâmica de cascos e hélices. Embora esta certificação seja obrigatória, não existe uma infraestrutura na região especialmente equipada para realizar as inspeções e verificações técnicas exigidas por lei. O Centro funcionará também como laboratório de pesquisa e ensino de engenharia naval para os alunos e professores da UFPA, difundindo os conhecimentos técnicos e treinando os construtores e tripulantes em segurança do transporte fluvial.

Para o desenvolvimento do projeto deverão ser realizados os seguintes itens: Realização das análises e levantamento das embarcações para definição da abrangência da pesquisa. Com isto, será definida a área a ser alcançada e dimensionamento dos equipamentos; Desenvolvimento do projeto do Centro com as áreas, estruturas e equipamentos necessários para o dimensionamento do Centro; Adaptação das metodologias de Certificação de embarcações fluviais da região Sul/Sudeste para Região Amazônica visando formar um banco de dados regional; Elaboração de normas e métodos de Ensaios padrões necessários para Análise de Embarcações; Execução de Ensaios para levantamentos dos dados sobre a viabilidade de execução na Região Amazônica; Formação de banco de dados com as informações levantadas; Formação de Recursos Humanos específicos para Região Amazônica. As certificações das embarcações que operam na Região Amazônica deverão adequar-se às exigências legais de segurança e de operação quanto a potência necessária às embarcações de reboque ou de empurra, bem como no ponto de vista de segurança quanto a análise de estabilidade de embarcações. Com o cadastramento das embarcações, teremos um retrato fiel da região e poderá dar subsídios importantes para o desenvolvimento de futuros projetos.

Coordenação: Prof. SAID MOUNSIF